terça-feira, 7 de junho de 2011

Percepções ao navegar em hipertextos



Hipertexto é uma das ferramentas que contribui na construção do conhecimento, possibilitando a participação ativa neste processo. Após esta atividade pude perceber um novo sentido ao “navegar” assim como Colombo pensava ter chegado na Indias eu também naveguei e cheguei em um determinado lugar onde não era de fato o meu objetivo, voltei, fui em vários lugares, umas perto do conceito, outras muito distantes.
Comecei navegando na Wikipedia e após clicando em vários links, percebi que meu conceito sobre hipertexto expandiu e acabei motivada por outros assuntos semelhantes. Navegar na rede, é como navegar pelos mares, agente vai aonde o vento leva.

Webquest Brasil - Falando de Trânsito

Trânsito ... Direito de todos de ir e vir
Olá pessoal aqui, elaborei uma aula sobre o transito, porque devemos valorizar a criança como agente multiplicador e transformador da sociedade
Link: http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=1507&id_pagina=1

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Definição de Hipertexto
A habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não- sequenciais. Extraído no site http://www.levacov.eng.br/marilia/hiperdef.pdf
A educação está buscando um novo caminho, o professor já não é o único responsável pela aprendizagem (embora o aluno quanto chega na escola já traz uma grande bagagem de conhecimento). Agora o papel do professor é outro: se tornou um facilitador da aprendizagem, transferido assim, o poder da aprendizagem ao aluno. O professor torna-se mais um colaborador no processo ensino-aprendizagem.
O hipertexto atua na atuação do professor e do aluno. O aluno através dos hipertextos, agora tem “o poder” no processo de aquisição de conhecimentos e dando significados novos, por exemplo: um professor aborda um determinado assunto para o aluno pesquisar, o aluno por sua vez começa a pesquisa naquele determinando assunto, mas conforme o aluno vai “navegado na rede” começa a descobrir novas informações (talvez até por incidente). O aluno através dos hipertextos participa ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada sendo mais eficaz.
Hipertexto é a chave para o sucesso da Web: é ele que lhe dá seu poder e é ele que definirá o seu potencial na educação.” extraído no site http://edutec.net/Textos/Self/hypertxt/Hypertext.htm
É este poder que os professores estão buscando. Hipertexto vem para apoiar e facilitar à aprendizagem do aluno, que agora começa dar novos significados.

Percepções ao navegar em hipertextos



Hipertexto é uma ferramentas que contribuir na construção do conhecimento, possibilitando a participação ativa este processo. Após esta atividade puder perceber um novo sentido ao “navegar” assim como Colombo pensava ter chegando na Indias eu também naveguei e cheguei em um determinado lugar onde não era de fato o meu objetivo, voltei, fui para em vários lugares, umas perto do conceito, outras muito distantes.
Comecei navegando na Wikipedia e após clicando em vários links, percebi que meu conceito sobre hipertexto expandiu e acabei motivada por outros assuntos semelhantes. Navegar na rede, é como navegar pelos mares, agente vai aonde o vento levar.

O Desafio educacional: busca e seleção de informação e produzido o conhecimento

O acesso as informações está acontecendo muito rapidamente, hoje qualquer pessoa pode ter uma pagina na internet ou acessar paginas de outras pessoas. A escola deixou de ser a primeira fonte de conhecimentos, pois as crianças já tem acesso fácil as informações, como por exemplo, uma criança de 10 anos já pode ter vivenciando (processando) mais informações que os avôs em toda vida. Qualquer duvida que possamos ter, podemos acessar na rede e obter esta informação, mas nem toda a informação que esta disponível é de “qualidade”.
Na nossa sociedade cada vez mais pessoas aprender muitas coisas ao mesmo tempo, precisamos recriar novos métodos de ensino-aprendizagem, estamos vivendo uma era de informações e a escola precisa formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação disponível.
Segundo Pozo “Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.” Como já dizemos vivemos em uma era de informações, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem nas estatísticas educacionais.
É com certeza um grande desafio educacional, temos acesso a varias informações e transforma tudo isto em conhecimento, para que possamos transformar o aluno em um ser critico e tenham a autonomia na busca e seleção de informação e produzido o conhecimento para a vida.

Mapa Conceitual

Tecnologia na minha escola

Tecnologias na E.E. Romalino Alves de Albres

O uso da sala de tecnologia na E.E. Romalino Alves de Albres, acontece da seguinte forma, primeiramente o professor responsável por essa sal, faz uma agendamento mensal das aulas que serão ministradas nesta sala, com data e horários definidos, os professores planejam suas aulas, ministram o conteúdo planejado em sala e logo após conduzem seus alunos a sala de tecnologia, orienta-os sobre em quais sites devem navegar,  para que  pesquisem sobre o assunto estudado, buscando mais informações  que possam ser agregadas as já obtidas, desta maneira é promovida aprendizagem ativa onde o aluno constrói o próprio conhecimento. A aprendizagem acontece também através de filmes, documentários ou de material elaborado pelo professor que são apresentados em forma de slides no data show.

Professor Ladislau Dowbor

(16/05/2011)
Anotação aluno: Segundo o Professor Ladislau Dowbor “precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora” , a escolar não é o único espaço da aprendizagem,há diversos espaços que produz conhecimento como televisão, internet, cursos tecnológico, etc, e estes espaços se multiplica cada vez mais. A educação já não pode funcionar sem se articular com dinâmicas mais amplas que extrapolam a sala de aula. Precisamos mudar a nossa metodologia de ensino e as novas funções do educador como mediador deste processo. Devemos construir pontes entre o mundo da escola e o universo fora da escola, para que não o objetivo democrático da educação possa ser alcançado, que é assegurar a todos a mesma chance de partida. A escola deve também repensar sua postura, se lembrar que os alunos têm seus conhecimentos adquiridos fora da escola, sabendo respeitar e orientar estes conhecimentos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quem sou como professor e aprendiz

Quem sou como professor e aprendiz
            As profundas mudanças tecnológicas e a velocidade de informação no mundo globalizado vem provocando alterações no relacionamento entre as pessoas e conseqüentemente no ensino-aprendizagem.O avanço das tecnologias  a nós profissionais expandir a nossa idéia de aula, de espaço e do tempo que utilizamos. As tecnologias têm seu papel importante no processo ensino-apredizagem, mas não é tudo. Ensinar e aprender sempre foram e continuará sendo o maior desafio que nós enfrentamos.
 O  professor como integrante da sociedade e  formador de opinião,  deve estar atualizado e participando constantemente de cursos. Diante dessa necessidade, meu objetivo é ampliar meus conhecimentos nesta nova modalidade de ensino e poder contribuir aos alunos novas experiências e o interesse de buscar novos conhecimentos