O acesso as informações está acontecendo muito rapidamente, hoje qualquer pessoa pode ter uma pagina na internet ou acessar paginas de outras pessoas. A escola deixou de ser a primeira fonte de conhecimentos, pois as crianças já tem acesso fácil as informações, como por exemplo, uma criança de 10 anos já pode ter vivenciando (processando) mais informações que os avôs em toda vida. Qualquer duvida que possamos ter, podemos acessar na rede e obter esta informação, mas nem toda a informação que esta disponível é de “qualidade”.
Na nossa sociedade cada vez mais pessoas aprender muitas coisas ao mesmo tempo, precisamos recriar novos métodos de ensino-aprendizagem, estamos vivendo uma era de informações e a escola precisa formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação disponível.
Segundo Pozo “Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.” Como já dizemos vivemos em uma era de informações, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem nas estatísticas educacionais.
É com certeza um grande desafio educacional, temos acesso a varias informações e transforma tudo isto em conhecimento, para que possamos transformar o aluno em um ser critico e tenham a autonomia na busca e seleção de informação e produzido o conhecimento para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário