Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Definição de Hipertexto
A habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não- sequenciais. Extraído no site http://www.levacov.eng.br/marilia/hiperdef.pdf
A educação está buscando um novo caminho, o professor já não é o único responsável pela aprendizagem (embora o aluno quanto chega na escola já traz uma grande bagagem de conhecimento). Agora o papel do professor é outro: se tornou um facilitador da aprendizagem, transferido assim, o poder da aprendizagem ao aluno. O professor torna-se mais um colaborador no processo ensino-aprendizagem.
O hipertexto atua na atuação do professor e do aluno. O aluno através dos hipertextos, agora tem “o poder” no processo de aquisição de conhecimentos e dando significados novos, por exemplo: um professor aborda um determinado assunto para o aluno pesquisar, o aluno por sua vez começa a pesquisa naquele determinando assunto, mas conforme o aluno vai “navegado na rede” começa a descobrir novas informações (talvez até por incidente). O aluno através dos hipertextos participa ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada sendo mais eficaz.
“Hipertexto é a chave para o sucesso da Web: é ele que lhe dá seu poder e é ele que definirá o seu potencial na educação.” extraído no site http://edutec.net/Textos/Self/hypertxt/Hypertext.htm
É este poder que os professores estão buscando. Hipertexto vem para apoiar e facilitar à aprendizagem do aluno, que agora começa dar novos significados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário